Reserva do Paiva
Conheça o projeto
O Paiva é o primeiro bairro planejado na Região Metropolitana do Recife.
O bairro compreende uma área total de 530 hectares e é cercado de mata, rio e mar de águas mornas embelezado por recifes de corais. O desenvolvimento do seu projeto considerou como premissa a preservação da vegetação natural, com considerável área de Mata Atlântica, parques públicos e atendimento por uma via principal com ciclovia e calçadões.
Governança do Destino: A Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) é uma estrutura inovadora de governança, com o objetivo de zelar pelos interesses comuns do público e do privado. Ela foi criada para promover a organização do Paiva e a integração entre o empreendimento e as comunidades vizinhas. Atuando junto ao Poder Público, preocupa-se em garantir a qualidade da infraestrutura do bairro, a eficiência dos serviços comuns, a sustentabilidade socioambiental da região e a boa convivência da população local.
Números
- 526 hectares de área total
- 126 hectares de áreas verdes
- 74 hectares de áreas públicas
- 8.5 km de praia
- 9.7 km de ciclovia
- 10.2 km de passeio
Legado
O Paiva assumiu o compromisso com a sustentabilidade da região, de forma que as construções e o meio ambiente estão em harmonia, valorizando áreas verdes com projetos arquitetônicos sempre inovadores.
Todo o bairro é coordenado pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), que atua em formato de governança.
Por meio da AGRP, o destino traz a referência de inovação social. Os programas sociais existentes contribuem para o desenvolvimento local sustentável no Paiva e adjacências, buscando a gestão compartilhada, a melhoria das condições de vida, da ocupação e da renda de comunidades do território.
Localização
Avenida A – Via Parque – 4.5 km, Paiva, Cabo de Santo Agostinho - PE